Banco Central libera transferências por cartões de crédito e débito via WhatsApp

  • Por Jamis Gomes Jr.
  • @jamis-gomes
  • 09 março, 2023
  • 2 min de leitura
Banco Central libera pagamento por cartões de crédito e débito via WhatsApp
Em síntese, o Banco Central (BC) retirou as medidas que impediam as transações de compra com cartões via WhatsApp no país. Cartões de crédito, débito e pré-pago tem o aval do BC agora.
Cabe lembrar que antes da novidade, só era possível realizar transferências entre indivíduos físicos. Com essa mudança, empresas estão incluídas.
Ao mesmo tempo, uma outra novidade do BC foi alvo de curiosidades e que chega com status de pioneirismo: o Real Digital. Confira mais a seguir.

O Banco Central visa um futuro mais tecnológico

Em princípio, transferências por WhatsApp só eram autorizadas entre pessoas naturais. Devido à parceria do app com Mastercard e Visa, ambas suspendiam outras funções. Como exemplo, o pagamento para empresas no Brasil. Portanto, a liberação só veio via uma recente cessação coercitivas com as duas.
Com a mudança, é possível usar o WhatsApp Pay para efetuar pagamentos para empresas no aplicativo. No entanto, o BC informou que o início das transações via WhatsApp deve passar pelos instituidores. Conforme o próprio anúncio do Banco Central, a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com mínimo de 30 dias antes.
Diante disso, o BC explicou que este trâmite é necessário no que tange os princípios regulatórios relacionados. Enfim, apesar do prazo, a novidade foi motivo de alegria por parte do aplicativo.

Anúncio do Real Digital

Segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, o objetivo do projeto é estimular novos negócios. É levar o Brasil a um status de pioneiro na economia de token.
O tema ainda traz dúvidas sobre o Real Digital e outras criptomoedas, por exemplo. Mas conforme resumo do especialista em Direito Econômico e Finanças, Fabiano Jantalia, “o Real Digital é uma nova representação da moeda brasileira com foco no ambiente virtual”.
Cabe dizer que o responsável pelo projeto do Real Digital no BC, Fábio Araújo, explicou que o foco está “em específico na infraestrutura de programabilidade em DLT (Tecnologia de Registro Distribuído)”. A saber, um tipo de DLT famoso é a blockchain, nascido com o Bitcoin em 2008.
É uma novidade que pode levar o Brasil a grandes negócios de forma (inter)nacional. Para exemplificar, o Real Digital lembra o Pix, porém melhor. Fábio Araújo vê o Real Digital como “uma espécie de Pix dos serviços financeiros”.
Enfim, de momento, o BC dedica os testes nas finanças. O banco quer saber se dá para fomentar um marketplace digital de Títulos Públicos Federais com diferentes bancos e clientes. Dessa maneira, os testes acontecem ainda este ano nos moldes dos fóruns do Pix.
Foto destaque: Divulgação/Inteligência Financeira

Inscreva-se para a inovação

Receba as últimas notícias sobre inovação direto na sua caixa de e-mail.
Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossaPolítica de Privacidade
Feito por humanos comem SP, Brasil © 2021 Techpost, Techpost Logo e Laborit Ltda e Laborit logo são marcas registradas.
Olá! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes, mesmo. A gente também. Por isso o time Techpost/Laborit está sempre trabalhando para fazer a plataforma digital de trabalho perfeita para você ;).
O Techpost, a Laborit e Lab são marcas proprietárias que operam o site https://techpost.com.br, onde você pode encontrar informações sobre nossos produtos e serviços e as últimas novidades do mundo da tecnologia. Estes Termos e Condições do Site descrevem os direitos e obrigações de um usuário ou visitante não registrado do site (“usuário” ou “você”) em relação ao uso do Site.
Ao acessar ou usar o Site de qualquer forma, incluindo como um visitante não registrado, você concorda em obedecer a estes Termos do Site e à nossa Política de Privacidade, que está disponível no Site.
Estes Termos do site se aplicam apenas ao seu uso do site e do conteúdo nele disponibilizado ou por meio dele, como um usuário ou visitante não registrado do. Se você usar ou acessar qualquer um de nossos serviços baseados na web de acesso restrito (ou seja, aqueles que exigem um login), a nossa plataforma, produtos, programa de referência ou outros serviços que fornecemos, o uso de tal espaço, serviços ou programa está sujeito aos termos e condições que você recebeu e aceitou quando se inscreveu nesse espaço, serviços ou programa.
De vez em quando, podemos fazer modificações, exclusões ou acréscimos ao Site ou a estes Termos. Seu uso continuado do Site após a publicação de quaisquer alterações aos Termos constitui aceitação dessas alterações.
Coletamos informações sobre seus dispositivos e sua localização, e seu uso de nossos serviços, incluindo por meio de cookies, pixels, web beacons, registros e outras tecnologias da Internet.
Você pode ler mais sobre como utilizamos as Informações Pessoais que são coletadas clicando no link conheça nossa Política de Privacidade.
Referências a “você” nesta Política, “você” significa qualquer pessoa que use nossos sites, aplicativos ou outros serviços. Se você é um funcionário ou candidato, a Política de Privacidade do Techpost e da Laborit para Dados Pessoais de um funcionário ou um Candidato, explica como usamos as Informações Pessoais no contexto de nossa relação empregatícia com você.
Se você é um funcionário ou candidato que usa nossos serviços, esta Política explica como coletamos, usamos e divulgamos suas Informações Pessoais no contexto de seu uso de nossos Serviços.